23112024Sáb
AtualizadoQua, 15 Maio 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Estudo brasileiro avalia esquema ideal de radioterapia no câncer de mama inicial

eduardo barbieriPesquisa do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) busca comparar a radioterapia parcial acelerada versus a radioterapia padrão ou hipofracionada em pacientes com câncer de mama em estágio inicial submetidas à cirurgia conservadora. O estudo (LAPIDARY) está aberto a recrutamento e tem como principal investigador o radio-oncologista Eduardo Barbieri (foto).

Neste estudo piloto prospectivo, randomizado, controlado, o objetivo é avaliar a eficácia e a segurança da irradiação parcial acelerada da mama, em 5 frações, versus irradiação padrão ou hipofracionada de toda a mama, em 15 e 5 frações, em pacientes com câncer de mama inicial após cirurgia conservadora.

São elegíveis mulheres com idade ≥50 anos com tumor < 3 cm (diâmetro microscópico máximo do componente invasivo) submetidas à cirurgia conservadora da mama para adenocarcinoma invasivo (exceto carcinoma lobular invasivo clássico), com doença unifocal com graus histopatológicos I ou II, bom status de desempenho (ECOG 0-1), sem invasão linfovascular e com margens microscópicas mínimas de 2mm de tecido não canceroso (excluindo margem profunda quando na fáscia profunda). Os critérios de inclusão também consideram participantes não expostas à radioterapia mamária ou mediastinal anterior e sem metástases hematogênicas.

“Pretendemos recrutar inicialmente neste estudo piloto 36 pacientes”, explica Barbieri, para quem a importância da pesquisa está em mostrar não inferioridade no tratamento em 5 dias, tanto em controle local e sobrevida, quanto em resultados cosméticos.  “Em um país como o Brasil, onde a demanda pelo tratamento com radioterapia é reprimida e muitos pacientes moram longe dos serviços oncológicos, ter a possibilidade de fazer o tratamento em um terço do tempo, representa não apenas menos visitas ao hospital, mas a possibilidade de tratar três vezes mais pacientes em um mesmo aparelho de radioterapia”, destaca. 

O protocolo do ensaio LAPIDARY está registrado na plataforma ClinicalTrials.gov: NCT04669873.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519