Pacientes com câncer na garganta com sorologia positiva para o vírus do HPV têm um bom prognóstico, mas até agora não se sabia o papel do HPV no prognóstico de outros tumores de cabeça e pescoço. Pesquisadores dinamarqueses têm demonstrado que o status do HPV parece não ter nenhum efeito prognóstico em tumores fora da orofaringe.

O uso da braquiterapia permanente, um processo em que fontes radioativas são colocadas no interior da próstata, junto ao tumor, preserva a função erétil em cerca de 50% dos pacientes com câncer de próstata. É o que mostram os resultados da pesquisa do austríaco Renée Oismüller apresentada no 33º encontro promovido pela sociedade europeia de radioterapia (ESTRO), realizado em Viena, Áustria, no início de abril.
Pesquisadores mostraram que entre as mulheres que sobrevivem ao câncer de mama há pelo menos cinco anos, o risco relativo de desenvolver um tumor subsequente no pulmão aumenta 8,5 % a cada Gy entregue durante o tratamento de radioterapia, especialmente em pacientes que fumam.
A comunidade europeia de radioterapia marcou presença no maior encontro anual, realizado em Viena, Áustria, de 4 a 8 de abril. A 33ª European Society for Radiotherapy and Oncology (ESTRO) destacou este ano pesquisas que estão na fronteira da radioterapia moderna.





