A agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou a combinação de cabozantinibe (Cabometyx®) e nivolumabe (Opdivo®) para o tratamento de primeira linha de pacientes com carcinoma de células renais avançado. A aprovação é baseada nos resultados do estudo de Fase III CheckMate-9ER.
Apresentado no congresso virtual da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO 2020), o CheckMate-9ER (NCT03141177) é um estudo de Fase III aberto, randomizado, que avalia pacientes com carcinoma de células renais avançado ou metastático não tratados previamente. Os pacientes foram randomizados para receber nivolumabe 240mg a cada 2 semanas em combinação com cabozantinibe 40mg via oral uma vez ao dia (n = 323) ou sunitinibe (Sutent®) 50mg via oral ao dia durante as primeiras 4 semanas de um ciclo de 6 semanas (4 semanas em tratamento seguido por 2 semanas de descanso; n = 328).
O ensaio demonstrou uma melhora estatisticamente significativa na sobrevida livre de progressão (SLP), sobrevida global (SG) e taxa de resposta global confirmada (ORR) para pacientes tratados com cabozantinibe mais nivolumabe em comparação com aqueles que receberam sunitinibe. A mediana de sobrevida livre de progressão por revisão central independente cega (BICR) foi de 16,6 meses versus 8,3 meses; HR 0,51 (95% CI: 0,41, 0,64). A mediana de sobrevida global não foi alcançada em nenhum dos braços; HR 0,60 (95% CI: 0,40, 0,89). A ORR confirmada por BICR foi de 55,7% no braço de cabozantinibe e nivolumabe e 27,1% no braço sunitinibe.
As reações adversas mais comuns (≥ 20%) em pacientes que receberam a combinação foram diarreia, fadiga, hepatotoxicidade, síndrome mão-pé, estomatite, rash cutâneo, hipertensão, hipotireoidismo, dor musculoesquelética, diminuição do apetite, náuseas, disgeusia, dor abdominal, tosse e infecção do trato respiratório superior.
A dose recomendada é nivolumabe 240 mg a cada 2 semanas (infusão intravenosa de 30 minutos) ou 480 mg a cada 4 semanas (infusão intravenosa de 30 minutos) em combinação com cabozantinibe 40 mg por via oral uma vez ao dia sem alimentos até a progressão da doença ou toxicidade inaceitável.
Referência: https://www.fda.gov/drugs/drug-approvals-and-databases/fda-approves-nivolumab-plus-cabozantinib-advanced-renal-cell-carcinoma
Mais sobre o estudo CheckMate-9ER:
Nova opção de tratamento de primeira linha para câncer renal metastático
ESMO 2020 – Checkmate-9er: primeira linha no câncer renal metastático
FDA concede revisão prioritária para combinação de cabozantinibe e nivolumabe no câncer renal avançado
Combinação de cabozantinibe e nivolumabe atinge endpoint primário no câncer renal