28062024Sex
AtualizadoQua, 15 Maio 2024 8pm

AACR 2024

Biopsia líquida baseada em exossomo é promessa para a detecção precoce do câncer de pâncreas

ajay goelUma biópsia líquida experimental baseada em exossomo detectou com precisão 97% dos cânceres de pâncreas em estágio 1-2 quando combinada com o biomarcador CA 19-9. “O câncer de pâncreas é um dos tumores mais fatais, em grande parte porque a maioria dos pacientes é diagnosticada somente após o câncer já ter metástase”, disse Ajay Goel (foto), chefe do Departamento de Diagnóstico Molecular e Terapêutica Experimental na City of Hope e autor sênior do estudo apresentado no AACR 2024.

Embora a taxa de sobrevida relativa em cinco anos para pacientes diagnosticados nos estágios iniciais seja de 44,3%, para aqueles diagnosticados com doença metastática porcentagem é de apenas 3,2%. “É de extrema importância diagnosticar o mais cedo possível para que os pacientes tenham a oportunidade de receber cirurgia e tratamento potencialmente curativos”, disse Goel.

Caiming Xu, MD, PhD, pós-doutorado no grupo de pesquisa de Goel, acrescentou que a detecção precoce do câncer de pâncreas continua um desafio devido aos sintomas inespecíficos da doença e porque o pâncreas está localizado profundamente no abdômen, onde não pode ser facilmente palpado durante exame físico. Além disso, os biomarcadores existentes, como o CA19-9, não são fiáveis por si só para detectar câncer de pâncreas em estágio inicial.

Goel, Xu e colegas exploraram o potencial de uma biópsia líquida baseada em exossomos para detectar câncer de pâncreas em estágios iniciais. As biópsias líquidas examinam o sangue ou outros fluidos biológicos em busca de sinais de câncer, como material genético ou células eliminadas por tumores. Os pesquisadores desenvolveram uma nova abordagem de biópsia líquida que analisou vesículas especializadas chamadas exossomos, que são liberadas no sangue por células cancerígenas e saudáveis. Os exossomos transportam cargas moleculares de uma célula para outra como forma de comunicação intercelular.

“Os exossomos retêm o conteúdo citoplasmático da célula da qual foram eliminados, replicando essencialmente a biologia do seu tecido de origem”, explicou Xu. Os pesquisadores identificaram oito microRNAs (pequenas moléculas de RNA não codificantes) que foram encontradas exclusivamente em exossomos eliminados de câncer de pâncreas. Eles combinaram estes dados com cinco marcadores de DNA livres de células encontrados no sangue de pacientes com câncer de pâncreas para desenvolver uma assinatura associada a esta doença.

Os pesquisadores testaram previamente o desempenho de sua assinatura de biópsia líquida baseada em exossomos em uma coorte de 95 indivíduos dos Estados Unidos ou do Japão, relatando uma taxa de detecção de câncer de pâncreas de 98%. O último estudo procurou avaliar a biópsia líquida em grandes coortes prospectivas de múltiplas instituições e países.

O estudo incluiu indivíduos do Japão (150 com câncer de pâncreas; 102 doadores saudáveis); Estados Unidos (139 com câncer de pâncreas; 193 doadores saudáveis); Coreia do Sul (184 com câncer de pâncreas; 86 doadores saudáveis); e China (50 com câncer de pâncreas; 80 doadores saudáveis).

A assinatura da biópsia líquida foi treinada com base em informações da coorte japonesa e validada nas coortes dos Estados Unidos, Coreia do Sul e China. Goel, Xu e colegas relataram que sua abordagem de biópsia líquida detectou 93% dos cânceres de pâncreas na coorte dos EUA; 91% dos tumores pancreáticos na coorte sul-coreana; e 88% dos tumores de pâncreas na coorte chinesa.

Além disso, quando combinaram sua assinatura com o marcador de câncer de pâncreas CA19-9, o teste de biópsia líquida detectou com precisão 97% dos tumores pancreáticos em estágio 1-2 na coorte dos EUA (AUC = 0,97, Sensibilidade = 0,95 e Especificidade, 0,96). Os cânceres pancreáticos em estágio 1 estão confinados ao pâncreas; alguns cânceres em estágio 2 se espalharam para gânglios linfáticos próximos, mas não se espalharam para locais distantes.

“Estabelecemos uma assinatura baseada em exossomos que combina microRNAs exossômicos e DNA livre de células para identificar de forma robusta pacientes com câncer de pâncreas em estágio inicial”, disse Xu.

“Nossa abordagem oferece um teste de biópsia líquida superior à medição do CA19-9 isoladamente para doenças em estágio inicial”, acrescentou Goel. “Além disso, avaliamos a eficácia do nosso ensaio em diversas populações diferentes, incluindo populações de diferentes origens étnicas e geográficas.”

Embora sejam necessárias pesquisas adicionais antes que este teste possa ser implantado na população em geral, os pesquisadores observaram que ele pode beneficiar certos grupos com alto risco de câncer de pâncreas, como aqueles com pancreatite crônica, diabetes recente ou histórico familiar de câncer de pâncreas.

Uma limitação do estudo foi o número limitado de indivíduos negros incluídos nas coortes, além da falta de um controle de microRNA estabelecido contra o qual normalizar os níveis de microRNAs candidatos usados para desenvolver a assinatura.

O estudo foi apoiado pelo National Cancer Institute do National Institutes of Health.

Referência: 3899 - An exosome-based liquid biopsy for non-invasive, early detection of patients with pancreatic ductal adenocarcinoma: A multicenter and prospective study - C. Xu1, Y. Xu2, H. Han3, R. Munoz3, D. Cridebring3, S. Darabi4, D. Evans5, M. Demeure4, E. Borazanci6, S. Tsai5, Y. Kodera7, J. Park8, J. Bolton9, G. Zhang2, H. Chen2, S. Kim10, A. Zaidi11, D. Shang2, D. Hoff3, A. Goel1; 1Beckman Research Institute of The City of Hope, Monrovia, CA, 2The First Affiliated Hospital of Dalian Medical University, Dalian, China, 3The Translational Genomics Research Institute, Phoenix, AZ, 4Hoag Family Center Institute, Newport Beach, CA, 5The Medical College of Wisconsin, Milwaukee, WI, 6HonorHealth Research Institute, Scottsdale, AZ, 7Nagoya University Graduate School of Medicine, Nagoya, Japan, 8Samsung Medical Center, Seoul, Korea, Democratic People's Republic of, 9Beckman Research Institute of The City of Hope, New Orleans, LA, 10Ulsan University College of Medicine and Asan Medical Center, Seoul, Korea, Democratic People's Republic of, 11Allegheny Health Network, Pittsburgh, PA
Monday, April 8, 2024, 2:30 pm - 4:30 pm