Resultados atualizados do estudo STOMP foram apresentados em General Session no primeiro dia do Simpósio ASCO GU 2020. Agora com 5 anos de acompanhamento, os dados mostram que a terapia direcionada a metástases melhora a sobrevida livre de progressão em pacientes com câncer de próstata oligometastático. O trabalho foi apresentado por Piet Ost (foto), radio-oncologista no Ghent University Hospital, Bélgica, e primeiro autor do estudo.
Neste estudo multicêntrico, randomizado, de fase II, pacientes assintomáticos com câncer de próstata foram elegíveis em caso de recorrência bioquímica após tratamento primário com intenção curativa, apresentando até 3 disseminações extracranianas em PET-CT e níveis séricos de testosterona > 50 ng/ml.
Os pacientes foram randomizados (1: 1) para vigilância ou terapia direcionada a metástases de todas as lesões detectadas. A randomização foi balanceada, considerando dois fatores: tempo de duplicação do PSA (≤3 vs.> 3 meses) e metástases nodais versus não nodais. O endpoint primário foi a sobrevida livre de terapia de privação androgênica (ADT). O endpoint secundário foi a sobrevida livre de câncer de próstata resistente à castração (CRPC). Valores de p inferiores a 0,20 foram considerados significativos.
Resultados
A sobrevida livre de ADT em 5 anos foi de 8% para o grupo de vigilância e de 34% para o grupo de terapia direcionada a metástases (razão de risco 0,57 [80% CI: 0,38-0,84], log-rank p = 0,06). Não houve diferença significativa no efeito para os diferentes fatores de estratificação (teste de interação). A sobrevida livre de CRPC em 5 anos foi de 53% para o grupo de vigilância e de 76% para o grupo de intervenção (razão de risco 0,62 [80% CI: 0,35-1,09]; log-rank p = 0,27).
Em um seguimento médio de 5,3 anos (IQR 4,3-6,3), a sobrevida global foi de 85%, com 6 das 14 mortes atribuídas ao câncer de próstata.
Em conclusão, os resultados atualizados do estudo STOMP confirmam o benefício da terapia direcionada a metástases em pacientes com câncer de próstata oligometastático. A mortalidade relacionada ao câncer de próstata é baixa nos primeiros 5 anos do diagnóstico de câncer de próstata oligorecorrente.
Este estudo está registrado na ClinicalTrials: NCT01558427
Referência: Surveillance or metastasis-directed therapy for oligometastatic prostate cancer recurrence (STOMP): Five-year results of a randomized phase II trial - Piet Ost et al - J Clin Oncol 38, 2020 (suppl 6; abstr 10