21112024Qui
AtualizadoQua, 15 Maio 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO GU 2019

Ramucirumabe no carcinoma urotelial refratário à platina

thomas powles ascogu2019 bxNo ASCO GU 2019, o oncologista Thomas powles (foto), médico do Erasmus Medical Center, em Roterdã (Holanda), apresentou os dados de sobrevida global em pacientes com carcinoma urotelial avançado refratário à platina tratados com ramucirumabe no estudo RANGE.

 

Os resultados do RANGE anteriormente apresentados demonstraram melhora significativa na sobrevida livre de progressão, uma tendência positiva não significativa na sobrevida global, aumento da taxa de resposta global e segurança aceitável com ramucirumabe (RAM) + docetaxel (DOC) em comparação com placebo (P) + DOC nesse subgrupo de pacientes (Petrylak et al. Lancet 2017; Petrylak et al. ESMO 2018 , resumo 865PD).

Os pacientes receberam ramucirumabe (10 mg/kg) + docetaxel ou placebo + docetaxel (dia 1 de um ciclo de 21 dias) até que os critérios de descontinuação fossem atendidos. A análise farmacocinética populacional previu concentrações mínimas de RAM após a primeira dose (RAM Cmin, 1). Análises multivariadas de regressão de Cox e controle de casos combinados usando a exposição ao tratamento como covariável avaliaram a relação da resposta à exposição a RAM e sobrevida global.

Vários fatores de mau prognóstico, incluindo os fatores de risco de Bellmunt, parecem ser mais frequentes nos quartis de exposição mais baixos, sugerindo uma possível interação entre a doença e a farmacocinética. O aumento da exposição ao RAM como uma covariável contínua em uma população de 246 pacientes foi significativamente associado a melhor sobrevida global (p = 0,01). Nos maiores quartis de exposição foi observada tendência para maior sobrevida e menores HRs em comparação com placebo (Tabela 1, Q1 = menor).

Os autores concluíram que os benefícios de sobrevida global e taxa de resposta global favoreceram o quartil 4 (Q4), grupo que foi associado a características prognósticas mais favoráveis e maior exposição. “A interação doença-farmacocinética observada pode confundir a interpretação dos resultados e justifica novas análises exploratórias”, observaram.

Referência:  Abstract 353: Ramucirumab (RAM) exposure-response (ER) relationship in RANGE: A randomized phase III trial of RAM plus docetaxel (DOC) versus placebo (P) plus DOC in advanced platinum-refractory urothelial carcinoma (UC) patients (pts). - Ronald De Wit, MD, PhD et al

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519