Controlar o peso diminui o risco de câncer de mama invasivo em mulheres pós-menopáusicas. É o que sugere estudo observacional que avaliou mais de 61 mil mulheres na pós-menopausa inscritas na Women's Health Initiative (WHI).
Embora a obesidade seja um fator de risco já estabelecido para o câncer de mama, não há informações convergentes sobre a influência da perda de peso no risco de câncer de mama em mulheres pós-menopáusicas.
O estudo considerou mulheres pós-menopáusicas (n = 61.335) sem câncer de mama prévio e mamografia normal, que não apresentavam peso insuficiente (índice de massa corporal (IMC) 18,5 kg/m 2). As mulheres tinham entre 50 e 79 anos no momento da inscrição do WHI, realizada entre 1993 e 1998 em 40 centros clínicos dos EUA.
A altura, o peso e o índice de massa corporal (IMC) foram calculados no baseline e no ano 3. A variação de peso em 3 anos foi classificada como: estável (sem alteração de 5%), perda (diminuição de 5%) ou ganho (aumento de 5%). A perda de peso intencional foi determinada por auto-relato.
Resultados
Durante 11,4 anos (média) de seguimento, 3.061 mulheres desenvolveram câncer de mama invasivo. Em análises multivariadas, em comparação com mulheres com peso estável (n = 41.139), as mulheres com perda de peso (n = 8.175) tiveram risco significativamente menor de desenvolver câncer de mama (hazard ratio [HR] 0.88 95% intervalo de confiança [ CI] 0,78-0,98). O ajuste para mamografia não alterou os achados (HR 0.88
95% Cl 0,78-0,99). Não houve interação significativa para o efeito do câncer de mama por intencionalidade de perda de peso. Mulheres com perda de peso de 15% apresentaram risco ainda menor de câncer de mama (HR 0,63 95% Cl 0,45-0,90).
Embora o ganho de peso (5%) (n = 12.021) não tenha sido associado ao maior risco global de câncer de mama, as mulheres com ganho de peso apresentaram risco significativamente maior de câncer de mama triplo negativo (HR 1,54 95% Cl 1.16-2.05).
A associação de mudança de peso com a incidência do câncer de mama foi examinada em quatro subgrupos: por subtipo de tumor (receptor de hormônio e status de HER2), IMC basal (normal, com sobrepeso, obesidade), raça/etnia e faixa etária (50, - <70 anos) . Os efeitos em todos os subgrupos foram semelhantes, sem evidências de heterogeneidade.
Em conclusão, a perda de peso em mulheres pós-menopáusicas está associada a menor risco de câncer de mama. Esses achados sugerem que mulheres pós-menopáusicas que perdem peso podem reduzir seu risco de câncer de mama.
Referência: Weight change in postmenopausal women and breast cancer risk in the women's health initiative observational study (GS5 – 07) - Chlebowski RT T et al