Uma versão atualizada da Escala de Magnitude de Benefício Clínico da Sociedade Européia de Oncologia Médica (ESMO-MCBS) vai permitir a avaliação de estudos de braço único. A edição da ESMO-MCBS versão 1.1 deve ser publicada online, dia 5 de setembro, no Annals of Oncology. A primeira versão da escala ESMO-MCBS foi publicada pela primeira vez em maio de 2015. Desde 2016, a ESMO vem usando a escala para classificar os novos medicamentos ou indicações de tratamentos antineoplásicos em tumores sólidos aprovados pela Agência Européia de Medicamentos. A pontuação obtida é publicada nas Diretrizes de Prática Clínica ou incorporadas ao conteúdo do 'eUpdate' da ESMO.
“Avaliamos constantemente a validade da pontuação gerada, procurando identificar formas de melhorar a escala ", disse Nathan Cherny, co-autor dessa primeira revisão."A versão 1.1 incorpora nove emendas que ‘abordam falhas identificadas na versão 1.0, além de uma nova escala para estudos de um único braço. Assim, enquanto a primeira versão considerou apenas estudos comparativos, a ferramenta atualizada permitirá aos usuários avaliar estudos de um único braço em doenças órfãs e com necessidades insatisfeitas ", sinalizou.
Com essa métrica, a ESMO quer contribuir para oferecer cuidados sustentáveis no diagnóstico e tratamento do câncer. Recente pesquisa sobre a utilização da escala ESMO-MCBS mostrou que, além de ser usada para indicar a magnitude do benefício clínico de medicamentos, a escala também está sendo usada como ferramenta educacional para aprofundar a interpretação de dados de estudos clínicos e ampliar as discussões sobre a eficácia de novos tratamentos.