A atividade antitumoral de neratinibe em câncer de mama HER2 positivo será apresentada na ASCO 2015. Até agora, o agente tem se apresentado como um potente inibidor de HER-2 e também inibe a quinase do receptor de fator de crescimento epidérmico (EGFR).
Em julho de 2014, a PUMA Biotecnologia anunciou os resultados preliminares do ensaio que avaliou neratinibe versus placebo como terapia adjuvante adicional após quimioterapia adjuvante e Herceptin® (NCT00878709). O estudo envolveu 2821 pacientes com câncer de mama HER2+ e alcançou o desfecho primário com ganho de 33% na sobrevida livre de progressão (SLP) versus placebo (HR 0,67, p = 0,0046).
Agora, novos dados serão apresentados na ASCO em 1º de junho. Neratinib é o primeiro agente a disputar o cenário adjuvante pós-Herceptin®.
A Kantar Health avalia que uma das grandes expectativas em torno do estudo é saber o efeito de neratinibe na taxa de recorrência da doença para o cérebro. No contexto metastático, neratinib reduziu significativamente a taxa de metástases no SNC comparado com Herceptin®, mas ainda não se sabe se benefício semelhante pode ser observado no cenário da doença localmente avançada.
Leia Mais: Kantar Health aponta os destaques da ASCO 2015
CheckMate-017 e CheckMate-057
Promessas na oncohematologia
PALOMA 3 mostra resultados na ASCO 2015
GADOLIN mostra obinutuzumab em linfoma não-hodgkin