MELHORES PRÁTICAS PARA AVALIAÇÃO E ACONSELHAMENTO DE RISCO GENÉTICO
Em apresentação na NCCN 2022 Annual Conference, a oncologista Allison Kurian, diretora do Stanford Women’s Clinical Cancer Genetics Program e professora de Oncologia, Epidemiologia e Saúde Populacional na Stanford University School of Medicine, discutiu os cenários em que o teste genético de linhagem germinativa é clinicamente indicado e seu papel na tomada de decisão sobre o tratamento. A especialista é convidada da TV ONCONEWS, em vídeo com a participação do oncologista André Murad. Assista, com legendas em português. Assista.
DESINTENSIFICAÇÃO DE TRATAMENTO
Nesta edição, artigo de Afonso Celso Pinto Nazário e colegas da UNIFESP discute a desintensificação do tratamento em pacientes com câncer de mama HER2+ inicial. E mais: artigo de pesquisadores do Hospital de Câncer de Barretos discute a conhecida relevância da microbiota intestinal no câncer colorretal e explora o papel da microbiota em pacientes brasileiros.
Destacado no programa científico do 2022 ESMO Immuno-Oncology Congress (ESMO-IO), ensaio clínico randomizado de Fase 3 (EMPOWER-Lung 3)1 apresentou resultados da parte I do estudo com o anti-PD-1 cemiplimabe (Libtayo®, Sanofi/Regeneron) em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) avançado, mostrando que a adição de cemiplimabe e do anti-CTLA-4 ipilimumabe a um curso reduzido de quimioterapia conferiu benefício significativo de sobrevida global em pacientes com CPNCP com expressão de PD-L1 <50%.
Os oncologistas Vanessa Petry e Daniel Gimenes comentam atualização do estudo DESTINY-Breast03 apresentada no SABCS 2022 e publicada simultaneamente no The Lancet. Os dados mostram que o tratamento de segunda linha com T-DXd levou a sobrevida global significativamente mais longa em comparação com T-DM1 em pacientes com câncer de mama metastático HER2-positivo. Assista.
Leia mais sobre o mesmo tema:Dados atualizados de T-DXd em comparação com T-DM1 na segunda linha de câncer de mama HER2-positivo metastático ou irressecável